Prato decorativo que integra série de trabalhos com formas de flores realizada em 1977. Pertence à coleção de Masayuki Sato, ceramista japonês radicado em São Paulo, tendo sido adquirido em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Sato a doou a Mieko Ukeseki em agosto de 2009. Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011. Esta obra participou da exposição "FLUXOS", em homenagem ao relançamento do site do MeCC, em outubro de 2025, na Casa do Artesão, Cunha, SP.
Local de produção da peça: Cunha, SP
Local onde foi cadastrada a obra: Anexo Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP
Tipo de aquisição: Doação
Local de aquisição da peça: São Paulo, SP
Estado de conservação da Peça: Boa conservação, apresentando rachaduras entre elementos da flor produzidas na queima.
Dados Gerais:
Tipo da Obra: Objeto decorativo
Id da Obra: MCPUT009-0021
Autor: Toshiyuki Ukeseki
Utensílio: Prato decorativo
Título: Sem Título
Coleção: Acervo MeCC
Data da obra: 1977
Posição da Assinatura: Verso
Estilo histórico: Obra pertence à coleção de Masayuki Sato, ceramista japonês radicado em São Paulo capital, tendo sido adquirido por ele diretamente do autor, em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Sato a doou a Mieko Ukeseki em agosto de 2009.Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011.
Características formais: Prato circular com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície, possui suporte para apoio no horizontal para pendurar em parede. A flor, de diâmetro semelhante ao do prato, possui cinco pétalas marcadas por nervura central e cinco elementos curvos em torno de um centro sugerindo as formas naturais do miolo e dos pistilos de uma planta viva. O prato base apresenta textura semi lisa e cor marrom escura do aspecto metálico fosco indicando uso de óxido de ferro. O miolo da flor, de cor, sobretudo, negra, recebe pintura com óxido de ferro e cobertura de esmalte transparente brilhante. Os demais elementos recebem camada espessa do mesmo esmalte transparente brilhante à base de cinzas de madeira.
Dimensões(cm): 11.7 x 23.3
Peso (g): 3580
Matéria prima e modelagem
Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)
Preparo da massa: Massa preparada com material extraído no local
Origem da massa: Cunha, SP
Modelagem: Modelagem livre a partir de elementos agregados
Técnica mista: Torno manual modelagem livre dos elementos da flor
Esmaltação
Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente semi brilhante à base de cinzas de madeira e Esmalte opaco brilhante
Número de esmaltes aplicados: Dois esmaltes diversos
Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão parcial e pinceladas
Aspecto do esmalte aplicado: Opaco
Processo de Queima
Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura
Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito/Esmalte)
Temperatura de queima: Alta temperatura (1200° C até 1410° C/ CONE ORTHON- 6 a 14)
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