Histórico da Obra

Prato decorativo que integra série de trabalhos com formas de flores realizada em 1977. Pertence à coleção de Masayuki Sato, ceramista japonês radicado em São Paulo, tendo sido adquirido em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Sato a doou a Mieko Ukeseki em agosto de 2009. Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011. Esta obra participou da exposição "FLUXOS", em homenagem ao relançamento do site do MeCC, em outubro de 2025, na Casa do Artesão, Cunha, SP.

Local de produção da peça: Cunha, SP

Local onde foi cadastrada a obra: Anexo Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP

Tipo de aquisição: Doação

Local de aquisição da peça: São Paulo, SP

Estado de conservação da Peça: Boa conservação, apresentando rachaduras entre elementos da flor produzidas na queima.

Dados Gerais:

Tipo da Obra: Objeto decorativo

Id da Obra: MCPUT009-0021

Autor: Toshiyuki Ukeseki

Utensílio: Prato decorativo

Título: Sem Título

Coleção: Acervo MeCC

Data da obra: 1977

Posição da Assinatura: Verso

Estilo histórico: Obra pertence à coleção de Masayuki Sato, ceramista japonês radicado em São Paulo capital, tendo sido adquirido por ele diretamente do autor, em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Sato a doou a Mieko Ukeseki em agosto de 2009.Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011.

Características formais: Prato circular com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície, possui suporte para apoio no horizontal para pendurar em parede. A flor, de diâmetro semelhante ao do prato, possui cinco pétalas marcadas por nervura central e cinco elementos curvos em torno de um centro sugerindo as formas naturais do miolo e dos pistilos de uma planta viva. O prato base apresenta textura semi lisa e cor marrom escura do aspecto metálico fosco indicando uso de óxido de ferro. O miolo da flor, de cor, sobretudo, negra, recebe pintura com óxido de ferro e cobertura de esmalte transparente brilhante. Os demais elementos recebem camada espessa do mesmo esmalte transparente brilhante à base de cinzas de madeira.

Dimensões(cm): 11.7 x 23.3

Peso (g): 3580

Matéria prima e modelagem

Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)

Preparo da massa: Massa preparada com material extraído no local

Origem da massa: Cunha, SP

Modelagem: Modelagem livre a partir de elementos agregados

Técnica mista: Torno manual modelagem livre dos elementos da flor

Esmaltação

Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente semi brilhante à base de cinzas de madeira e Esmalte opaco brilhante

Número de esmaltes aplicados: Dois esmaltes diversos

Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão parcial e pinceladas

Aspecto do esmalte aplicado: Opaco

Processo de Queima

Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura

Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito/Esmalte)

Temperatura de queima: Alta temperatura (1200° C até 1410° C/ CONE ORTHON- 6 a 14)