Peça realizada na fase inicial do trabalho de Toshiyuki Ukeseki no Brasil, inspirada na linguagem do ceramista japonês Kanjiro Kawai. Pertenceu à coleção particular de Rubi Imanishi, que doou a Mieko Ukeseki em agosto de 2009.
Local de produção da peça: Cunha, SP
Local onde foi cadastrada a obra: Anexo Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP
Tipo de aquisição: Doação
Local de aquisição da peça: São Paulo, SP
Estado de conservação da Peça: Bom estado, exceto pela perda da parte da camada de esmalte durante a queima
Dados Gerais:
Tipo da Obra: Objeto decorativo
Id da Obra: MCPUT022-0034
Autor: Toshiyuki Ukeseki
Utensílio: Vaso
Título: Sem Titulo
Coleção: Acervo MeCC
Data da obra: Data Estimada 1976
Posição da Assinatura: Não identificada
Estilo histórico: Cerâmica contemporânea feita no atelier pioneiro do Matadouro, em Cunha, SP. A peça faz referência à linguagem formal própria do ceramista japonês Kanjiro Kawai.
Características formais: Pote de formas arredondadas com base e borda de medida inferior ao seu diâmetro máximo. A base , de pouca altura e cor negra, resultante da aplicação de esmalte à base de óxido de ferro, eleva ligeiramente o bojo da peça, valorizando as curvas de seu contorno. A borda está marcada por faixa torneada em maior espessura. O pote recebe esmalte brilhante transparente à base de cinzas de madeira, parcialmente desprendido por fusão excessiva durante a queima. Logo abaixo da faixa marcada em torno da borda, grafismos gestuais de cor branca brilhante, feitos de acordo com a técnica Itchin, aparecem sob a transparência do esmalte. A técnica Itchi utiliza massa fluida para criar desenhos em relevo, nesse caso foi usada mistura de água e pó extraido das paredes do atelier do Matadouro, provavelmente contendo feldspato e caolin.
Dimensões(cm): 28.3 x 27.0
Peso (g): 4425
Matéria prima e modelagem
Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)
Preparo da massa: Massa preparada com material retirado no local
Origem da massa: Cunha, SP
Modelagem: Torno mecânico (manual)
Técnica mista: torno e aplicação de argila cremosa
Aplicações e interferências na superfície: aplicações de engobe e esmalte
Técnicas de obtenção de textura: Parte da camada de esmalte escorre e descolou acidentalmente durante a queima, resultando em manchas.
Aplicações em outros materiais: Massa fluida contendo feldspato, caolin e cinzas de madeira, aplicada com pipeta de borracha. Usada para desenho em alto relevo de acordo com a técnica tradicional.
Esmaltação
Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente de cinza
Número de esmaltes aplicados: Apenas um esmalte
Modo de aplicação do esmalte dominante: Derramamento sobre a peça
Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante
Processo de Queima
Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura
Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito/ Esmalte)
Temperatura de queima: Alta temperatura (1200º C até 1410º C / CONE ORTHON- 6a a 14 )
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