Peça que integra a série de pratos decorativos com flores aplicadas, realizada durante o ano de 1977, período mais inventivo da produção de Toshiyuki Ukeseki no Brasil. Pertenceu à coleção particular de Masayuki Sato, ceramista de origem japonesa radicado em São Paulo capital, tendo sido adquirido por ele diretamente do autor em 1977, pouco antes do retorno de Toshiyuki Ukeseki ao Japão. Em agosto de 2009, Sato a doou a Mieko Ukeseki. Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011.
Local de produção da peça: Cunha, SP
Local onde foi cadastrada a obra: Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP
Tipo de aquisição: Doação
Local de aquisição da peça: São Paulo, SP
Estado de conservação da Peça: Apresenta quatro pontos de restauro feitos precariamente
Dados Gerais:
Tipo da Obra: Objeto decorativo
Id da Obra: MCPUT002-0014
Autor: Toshiyuki Ukeseki
Utensílio: Prato decorativo
Título: Sem título
Coleção: Acervo MeCC
Data da obra: 1977
Posição da Assinatura: Verso
Estilo histórico: Cerâmica Contemporânea feita no atelier do Matadouro, pioneiro na cerâmica de alta temperatura em Cunha, SP.
Características formais: Prato decorativo com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície. A flor, de estrutura vertical complexa, composta de vários pequenos elementos, é circundada por cinco folhas que alcançam a medida do diâmetro do prato. O prato base recebe esmalte transparente brilhante de textura lisa, exibindo tons variados, desde brancos até cinzas e marrons. As folhas e parte dos elementos da flor estão recobertas por camada de engobe branco e de esmalte transparente sobrepostas, resultando em cor branco acinzentada semi brilhante e em textura áspera. Detalhes do topo dessa flor, semelhantes a pistilos de uma planta real, apresentam cor marrom escuro e superfície de aspecto brilhante e áspero, produzidos por aplicação de tinta à base de óxido de ferro e de camada do mesmo esmalte transparente.
Dimensões(cm): 15.3 x 22.5
Peso (g): 2615
Matéria prima e modelagem
Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)
Preparo da massa: Massa preparada com material extraído no local
Origem da massa: Cunha, SP
Modelagem: Torno manual e modelagem livre a partir de massa de argila.
Técnica mista: Torno manual e modelagem livre de folhas e elementos da flor a partir de massa de argila
Aplicações e interferências na superfície: Aplicações em engobe, aplicações em esmalte, Pintura/Desenho e Texturas decorativas
Material de Pintura ou Desenho: Com óxidos metálicos
Esmaltação
Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente
Número de esmaltes aplicados: Apenas um esmalte
Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão e pinceladas
Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante
Processo de Queima
Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura
Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito / Esmalte)
Temperatura de queima: Alta temperatura (1200º C até 1410º C /CONE ORTHON- 6a a 14)
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.