Histórico da Obra

peça integra a série de pratos decorativos com flores aplicadas realizada durante o ano de 1977, período mais inventivo da produção de Toshiyuki Ukeseki no Brasil. Pertenceu à coleção particular de Masayuki Sato, ceramista de origem japonesa radicado em São Paulo capital, tendo sido adquirido por ele diretamente do autor em 1977, pouco antes do retorno de Toshiyuki Ukeseki ao Japão. Em agosto de 2009, Sato a doou a Mieko Ukeseki.

Local de produção da peça: Cunha-SP

Local onde foi cadastrada a obra: Atelier Mieko e Mario, Cunha - SP

Tipo de aquisição: Atelier Mieko e Mario, Cunha - SP

Local de aquisição da peça: São Paulo - SP

Estado de conservação da Peça: Apresenta quatro pontos de restauro feitos precariamente

Dados Gerais:

Tipo da Obra: Não especificado

Id da Obra: MCPUT002-0014

Utensílios: Prato decorativo

Autor: Toshiyuki Ukeseki

Título: Não informado

Coleção: Acervo MeCC

Data da obra: 1977

Posição da Assinatura: Verso

Estilo histórico: Cerâmica Contemporânea feita no atelier pioneiro do Matadouro em Cunha, SP.

Características formais: Prato decorativo com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície. A flor, de estrutura vertical complexa, é composta de vários pequenos elementos, é circundada ao longo da borda por cinco folhas que alcançam a medida do diâmetro do prato. O prato base recebe esmalte transparente brilhante de textura lisa, exibindo tons variados, desde brancos até cinzas e marrons. As folhas e parte dos elementos da flor estão recobertas por camada de engobe branco e de esmalte transparente sobrepostos, resultando em cor branco acizentada semi brilhante e em textura áspera. Detalhes do topo dessa flor, semelhantes a pistilos de uma planta real, apresentam cor marrom escuro e superfície de aspecto brilhante e áspero, produzidos por aplicação de tinta à base de óxido de ferro e de camada do mesmo esmalte transparente.

Dimensões(cm): 15.3 x 22.5

Peso (g): 2615

Matéria prima e modelagem

Material: Argila p/ alta temperatura (cerâmica pedra)

Preparo da massa: Massa preparada c/ material extraído no local

Origem da massa: Cunha-SP

Modelagem: Torno mecânico manual e modelagem livre de folhas e elementos da flor a partir de massa de argila

Técnica mista: Torno mecânico e modelagem livre de folhas e elementos da flor a partir de massa de argila

Técnica mista: Aplicações em engobe, Aplicações em esmalte, Pintura/Desenho e Texturas decorativas

Material de Pintura ou Desenho: Com óxidos metálicos

Técnicas de obtenção de textura: Não informado

Aplicações em outros materiais: Não informado

Esmaltação

Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente

Número de esmaltes aplicados: Apenas um esmalte

Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão e Pinceladas

Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante

Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante

Processo de Queima

Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura

Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito / Esmalte)

Temperatura de queima: Alta temperatura (1200º C até 1410º C /CONE ORTHON- 6a a 14)