Histórico da Obra

Peça que integra a série de pratos decorativos com flores aplicadas, realizada em 1977, período intenso da produção de Toshiyuki Ukeseki no Brasil. Pertenceu à coleção de Masayuki Sato, ceramista japones radicado em São Paulo, tendo sido adquirido diretamente do autor em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Em agosto de 2009, Sato a doou a Mieko Ukeseki. Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011. E da exposição "FLUXOS", em homenagem ao relançamento do site do MeCC, em outubro de 2025, na Casa do Artesão, Cunha, SP.

Local de produção da peça: Cunha, SP

Local onde foi cadastrada a obra: Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP

Tipo de aquisição: Doação

Local de aquisição da peça: São Paulo, SP

Estado de conservação da Peça: Apresenta quatro pontos de restauro feitos precariamente

Dados Gerais:

Tipo da Obra: Objeto decorativo

Id da Obra: MCPUT002-0014

Autor: Toshiyuki Ukeseki

Utensílio: Prato decorativo

Título: Sem título

Coleção: Acervo MeCC

Data da obra: 1977

Posição da Assinatura: Verso

Estilo histórico: Cerâmica Contemporânea feita no atelier do Matadouro, pioneiro na cerâmica de alta temperatura em Cunha, SP.

Características formais: Prato decorativo com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície. A flor, de estrutura vertical complexa, composta de vários pequenos elementos, é circundada por cinco folhas que alcançam a medida do diâmetro do prato. O prato base recebe esmalte transparente brilhante de textura lisa, exibindo tons variados, desde brancos até cinzas e marrons. As folhas e parte dos elementos da flor estão recobertas por camada de engobe branco e de esmalte transparente sobrepostas, resultando em cor branco acinzentada semi brilhante e em textura áspera. Detalhes do topo dessa flor, semelhantes a pistilos de uma planta real, apresentam cor marrom escuro e superfície de aspecto brilhante e áspero, produzidos por aplicação de tinta à base de óxido de ferro e de camada do mesmo esmalte transparente.

Dimensões(cm): 15.3 x 22.5

Peso (g): 2615

Matéria prima e modelagem

Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)

Preparo da massa: Massa preparada com material extraído no local

Origem da massa: Cunha, SP

Modelagem: Torno manual e modelagem livre a partir de massa de argila.

Técnica mista: Torno manual e modelagem livre de folhas e elementos da flor a partir de massa de argila

Aplicações e interferências na superfície: Aplicações em engobe, aplicações em esmalte, Pintura/Desenho e Texturas decorativas

Material de Pintura ou Desenho: Com óxidos metálicos

Esmaltação

Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente

Número de esmaltes aplicados: Apenas um esmalte

Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão e pinceladas

Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante

Processo de Queima

Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura

Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito / Esmalte)

Temperatura de queima: Alta temperatura (1200º C até 1410º C /CONE ORTHON- 6a a 14)