Peça que integra a série de pratos decorativos com flores aplicadas, realizada em 1977, período intenso da produção de Toshiyuki Ukeseki no Brasil. Pertenceu à coleção de Masayuki Sato, ceramista japones radicado em São Paulo, tendo sido adquirido diretamente do autor em 1977, antes do retorno de Toshiyuki ao Japão. Em agosto de 2009, Sato a doou a Mieko Ukeseki. Esta peça participou da exposição “Pioneiros da cerâmica em terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” no Palácio do Horto em São Paulo em 2011. E da exposição "FLUXOS", em homenagem ao relançamento do site do MeCC, em outubro de 2025, na Casa do Artesão, Cunha, SP.
Local de produção da peça: Cunha, SP
Local onde foi cadastrada a obra: Atelier Mieko e Mario, Cunha, SP
Tipo de aquisição: Doação
Local de aquisição da peça: São Paulo, SP
Estado de conservação da Peça: Apresenta quatro pontos de restauro feitos precariamente
Dados Gerais:
Tipo da Obra: Objeto decorativo
Id da Obra: MCPUT002-0014
Autor: Toshiyuki Ukeseki
Utensílio: Prato decorativo
Título: Sem título
Coleção: Acervo MeCC
Data da obra: 1977
Posição da Assinatura: Verso
Estilo histórico: Cerâmica Contemporânea feita no atelier do Matadouro, pioneiro na cerâmica de alta temperatura em Cunha, SP.
Características formais: Prato decorativo com flor imaginária modelada em detalhes naturalistas aplicada na superfície. A flor, de estrutura vertical complexa, composta de vários pequenos elementos, é circundada por cinco folhas que alcançam a medida do diâmetro do prato. O prato base recebe esmalte transparente brilhante de textura lisa, exibindo tons variados, desde brancos até cinzas e marrons. As folhas e parte dos elementos da flor estão recobertas por camada de engobe branco e de esmalte transparente sobrepostas, resultando em cor branco acinzentada semi brilhante e em textura áspera. Detalhes do topo dessa flor, semelhantes a pistilos de uma planta real, apresentam cor marrom escuro e superfície de aspecto brilhante e áspero, produzidos por aplicação de tinta à base de óxido de ferro e de camada do mesmo esmalte transparente.
Dimensões(cm): 15.3 x 22.5
Peso (g): 2615
Matéria prima e modelagem
Material: Argila para alta temperatura (cerâmica pedra)
Preparo da massa: Massa preparada com material extraído no local
Origem da massa: Cunha, SP
Modelagem: Torno manual e modelagem livre a partir de massa de argila.
Técnica mista: Torno manual e modelagem livre de folhas e elementos da flor a partir de massa de argila
Aplicações e interferências na superfície: Aplicações em engobe, aplicações em esmalte, Pintura/Desenho e Texturas decorativas
Material de Pintura ou Desenho: Com óxidos metálicos
Esmaltação
Aplicações de esmaltes: Esmalte transparente
Número de esmaltes aplicados: Apenas um esmalte
Modo de aplicação do esmalte dominante: Imersão e pinceladas
Aspecto do esmalte aplicado: Transparente brilhante
Processo de Queima
Tipo de forno: Forno a lenha Modelo japonês NOBORIGAMA - Alta Temperatura
Tipo de queima: Queima em duas etapas ou mais (Biscoito / Esmalte)
Temperatura de queima: Alta temperatura (1200º C até 1410º C /CONE ORTHON- 6a a 14)
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